Você só vai encontrar vantagens ao escolher esse recipiente para comprar sua cerveja artesanal favorita.

Vamos do início. Você sabe o que é um growler? Pois bem, é um recipiente de 1 a 5 litros, feitos de vidro, cerâmica, inox ou alumínio com tampa de rosca ou de pressão com uma presilha. Ele serve para você encher com o seu estilo favorito nos estabelecimentos que vendem a bebida com pressão ou na própria fábrica de cerveja artesanal.

VEM CÁ QUE EU VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA.

Acredita-se que o growler foi criado no século XIX na Europa.  Depois migrou para os Estados Unidos. Porém, como a cerveja engarrafada ganhou cada vez mais espaço nessa época, o recipiente perdeu a vez. Mas voltaram a ser os queridinhos dos norte-americanos nos últimos anos. Todos repaginados e cheios de estilo, assim como o growler da Cervejaria Campinas.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR UM GROWLER?

Você já sabe que existe uma associação entre o consumo moderado de cerveja e a possibilidade de afastar muitas doenças, mas não é por isso que o sabor tem que ficar para trás. Pelo contrário, o que todo mundo quer é poder transportar sua bebida e consumi-la com todas as propriedades originais, mantendo o sabor, o aroma e a carbonatação.

Neste garrafão você consome sua cerveja artesanal fresca, direto do barril, e ainda pode conservar na geladeira por até 5 dias, se mantido fechado. Além disso, ter seu próprio growler minimiza o custo para você como consumidor, que não paga pela garrafa, envasamento, rótulos e outros encargos que precificam a bebida.

OS BENEFÍCIOS NÃO PARAM NA ECONOMIA E NA CONSERVAÇÃO.

O simples fato de consumir seus estilos de cerveja preferidos enchendo um growler coloca você no centro da cultura local de cervejarias artesanais. Afinal, os melhores lugares para comprar seu refil são as próprias fábricas, bares, brewpubs, tap houses e lojas de cervejas especiais que oferecem o serviço de abastecimento. Exatamente onde está toda a comunidade cervejeira!

Quem diria que também estamos falando em ajudar o meio ambiente. Como o growler é uma garrafa retornável, com uma duração longa, não é gerado lixo com vidros e latas descartáveis. Assim, são menos materiais poluindo o planeta. Essa perspectiva para o futuro tem incentivado muita gente a encher seus growlers. E ai, quando bate a vontade de tomar aquela cerveja gelada ele está ali do seu lado. Cheinho.

CUIDADOS SIMPLES GARANTEM O SABOR ESPECIAL DA SUA BREJA.

Entre um abastecimento e outro, siga algumas dicas fáceis em relação aos cuidados e limpeza de seu growler. Para lavar, basta uma gota de detergente e água corrente. Chacoalhe até que perceba que limpou toda a garrafa e enxague bastante. Atenção ao tirar os resíduos com a água. Não deixe nem um pouco no recipiente, pois pode alterar o gosto da cerveja que será armazenada ali depois.

Nenhum outro tipo de produto pode ser usado para limpa-lo, nem mesmo álcool. Deixe o growler secando de cabeça para baixo. Depois, apenas quando perceber que está totalmente seco, guarde-o longe da luz e da umidade. Cuidado para não bater ou deixar cair o seu growler. Pequenas rachaduras difíceis de ver podem surgir que estouram a garrafa quando você levar para encher na pressão.

SÓ PRA SABER, ESSE NOME TEM A VER COM CERVEJA ARTESANAL?

Especialistas na língua inglesa afirmam: O nome growler refere-se ao barulho que o gás carbônico da cerveja artesanal faz, quando o líquido é agitado.  Ou, ao som da pressão quando está enchendo o recipiente. Isso lembra um cachorro rosnando e no inglês, rosnar é “to growl”, a partir daí, então, surgiu a tal palavra growler.